quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Primeiro curso de Ikebana Sanguetsu para o povo de Itabuna



Em Itabuna mais de cem pessoas participaram da aula inaugural do curso de Ikebana

Expedita Maciel Viana com sua amiga médica Solange Cunha do Day Horc de Itabuna.

 
A aula inaugural do curso de Ikebana Sanguetsu reuniu mais de cem participantes do Sul da Bahia, na última quarta-feira, dia 28 de setembro, em Itabuna, na Igreja Messianica Mundial do Brasil, no bairro Jardim Vitória. O curso de arranjos florais in natura está sendo  ministrado pelo professor  Sidnei Gomes Sposito, com 20 anos de experiência na arte, contando com o apoio da ministra Patrícia Leal.
Empresários, jornalistas, advogados e professores estiveram presentes na sede da Igreja Messianica  Mundial do Brasil participando da aula inaugural. O casal de escritores, João Batista de Paula e Expedita Maciel Viana, por exemplo, autores do livro “ Flores para um mundo melhor” participou do evento como felicitações a chegada da primavera. Segundo João de Paula, escritor e jornalista, a beleza da ikebana eleva o nosso sentimento e espírito de gratidão. Ele vai participar dos três módulos da Sanguetsu ( San – Montanha. Guetsu – Lua)
A ministra da Igreja Messianica de Itabuna, Patrícia Oliveira Leal disse que está muito satisfeita com a participação da comunidade regional, na vivencia com a flor por que  gera um bem estar para todos, trabalhando com a energia vital da natureza e das pessoas. Vale ressaltar que é a primeira vez que o curso de Ikebana está sendo realizado em Itabuna, capacitando os participantes para serem novos professores.
“ Trata-se da elevação da espiritualidade por meio da flor”, frisou o professor Sidnei Gomes.
Módulos do Curso
A próxima aula está agendada para acontecer no dia 28 de outubro. O curso Ikebana Sanguetsu  abrange três modolos: Moribana-  É a forma de arranjo vivificada em suiban(  vasos rasos e de boca larga  ; Nagueire- Trata-se da forma de arranjos na qual galhos e flores são vivificados em vasos ( jarros e potes) altos e de boca estreita, inclinados como se estivesem ao sabor do vento. Nagueire significa arranjar com graciosidade, cuidando para que a forma fique bonita e leve, como se estivesse flutuando ; e Módulo Jiyûka-É como são chamadas as ikebanas modernas que tendem à originalidade, estilo livre.   
No Brasil
O Professor de Ikebana informou que no Brasil  mais de 6 mil alunos participaram do curso de Ikebana . “ Somos a maior Escola de Ikebana do Brasil”, comentou. Acrescentando que nos últimos 20 anos, o Curso de Ikebana Sanguetsu, registrou  5 milhões e seiscentos mil pessoas que trabalharam, participaram de vivencia da flor. “ Nossa meta é alcançar o maior número de pessoas, dentro da filosofia: onde quer que haja pessoas, haja também flores”.
A Ikebana ensina que a flor se aproxima muito do ser humano em sua anologia e características, em sua energia vital. O fundamental é trabalhar o equilíbrio e a harmonia da pessoa.
MURAL DE FOTOS
Centenas de pessoas estiveram em Itabuna participando da aula inaugural do curso de Ikebana, que vai prosseguir nos meses de outubro e novembro. Veja a felicidade de todos  preparando Ikebana para um mundo melhor.  


Ikebana Jiyûka- É como são chamadas as Ikebanas modernas, estilo livre.



Professora e Diretora da Unidade da Kumon de Itabuna, Andréia Sousa Nascimento, feliz com os arranjos florais.



com a jornalista e administradora de empresa, Janete Assis; e Maria do Carmo.



Centenas de pessoas lotaram a Nave da Igreja durante o Curso de Arranjos Florais.



Jovenina Pereira Monteiro Silva, há anos cuida do Belo na Igreja Messiânica. Nina como é conhecida adora fazer arranjos.



Professora Erotilde, a escritora Expedita Maciel e o Jornalista e escritor João de Paula, atentos as explicações do professor Sidinei Gomes Sposito pela beleza e o equilibrio dos arranjos florais.


Joselene Silva Santos feliz com as graças dos arranjos e do Jornalista João Batista de Paula.


João de Paula medindo o espaço de uma rosa para outra com os dedos indicador e polegar. Dedos que valem ouro.



João de Paula, o Battisti Bulcão, com as rosas para fazer a Ikebana.


Expedita Maciel Viana contemplando  os arranjos florais que vão ser  montados durante a aula.


Joselene, Expedita e João de Paula na mesa de arranjos durante o curso de Ikebana, na Igreja Messianica Mundial do Brasil, em Itabuna.


Em cada mesa: quatro pessoas e quatro arranjos naturias.


Professor do curso de Ikebana, há mais de 20 anos, Sidnei Gomes Sposito, observando Expedita Maciel Viana, escritora e funcionária pública estadual, preparando sua Ikebana.


Professor Sidnei Gomes Sposito orientando a posição das flores nos vasos para gerar equilibrio e armonia.


Todo mundo ficou mais feliz com as flores e a possibilidade de ser professor de ikebana.


Expedita Maciel Viana, escritora, esposa do Jornalista e Escritor João de Paula, amou as flores e os arranjos de um modo geral.


Andréia Sousa Nascimento ficou com quatro colegas e amou a participação de todas na preparação dos arranjos.


A senhora Lindalva Navarro Aquino, uma das pioneiras da Igreja Messianica, com a empresária Verona Silva Margalho.


Jornalista e Escritor João Batista de Paula, o Battisti Bulcão, autor do Livro: Flores para um mundo melhor.


João de Paula disse que não é formiga, nem abelha, nem beija-flor; mas, adora a beleza das flores.


Expedita viveu a primavera e foi de blusa também florida em homenagem a estação mais bela do ano.


Sidnei Gomes spolito declarou que a energia vital não é estática, muda de acordo com nosso dia -a-dia.


Janete Assis e Maria do Carmo são dedicantes fiéis da Messianica


As amigas de viagens ao Solo Sagrado de São Paulo: Expedita Maciel e Verona Silva Margalho, respectivamente, Detran de Itabuna e Nossa Papelaria.


Advogada e empresária Maria Dayse Modesto Campelo brilhou com os arranjos florais. 


A equipe de João Batista de Paula:Erotilde de Carvalho( Funcionária Pública Federal), Expedita Maciel ( Escritora), Joselene Silva Santos ( Empresária), João de Paula ( Escritor e Jornalista); e a amiga  Lindalva Navarro Aquino.



Erotilde, Expedita, Joselene, João Batista de Paula, o quarteto da Ikebana Sanguetsu. 


2 comentários: