sexta-feira, 30 de setembro de 2011

FALAINFORMA JOAO DE PAULA - A FALA BELA DE ITABUNA.




MAIS UMA VEZ O ESCRITOR ITABUNENSE VAI NA TV ITABUNA FALAR DE IKEBANA


João de Paula fazendo Ikebana

O escritor e jornalista itabunense, João Batista de Paula, o Battisti Bulcão, autor do livro" Flores para um mundo melhor", vai pela segunda vez ao Programa Hoje em Foco, da TV Itabuna, falar sobre Ikebana- arranjo floral japonês.

O escritor vai falar da Primavera e seus encantos, além de ensinar como é fácil fazer um arranho floral na modalidade Sanguetsu Moribana, ou seja, vasos rasos e de boca larga, trabalhando com os elementos: Sol, Lua e Terra.  SANGUETSU significa o seguinte: San- Montanha e Guetsu - Lua. Trata-se da elevação da espiritualidade por meio da flor.IKEBANA significa da vida a flor. IKE - da Vida e BANA - flor. " Vamos cuidar da elevação de nossa espiritualidade através do belo e da arte da flor para um mundo melhor", comentou João de Paula, membro da Igreja Messianica Mundial do Brasil. 
Curso - O jornalista e escritor João Batista de Paula está participando de um curso com o Professor Sidnei Gomes Sposito, da Academia Ikebana Sanguetsu, Igreja Messianica Mundial do Brasil, com sede em São Paulo, ampliando seus conhecimentos para chegar ao nível de professor.
As modalidades de Ikebanas são:
Moribana- É a forma de arranjo vivificada em Sulban( vasos rasos e de boca larga). A ikebana moderna se inicia de fato a partir da moribana.
Nagueire - Trata-se da forma de arranjo na qual galhos e flores são vivicados em vasos ( jarros e potes) altos e de boca estreita, inclinados como se estivessem ao sabor do vento. Arranjar com graciosidade, cuidadndo para que a forma fique bonita e leve, como se estivesse flutuando;
Jiyûka-  É como são chamadas as ikebanas modernas que tendem à originalidade. Em sentido amplo, ikebana original pode ser chamada de Jiyûka ( estilo livre) é o nome dado a um dos estílos de Ikebana.


Rose Silva é uma das lideranças comunitárias do bairro Banco Raso. Ela costuma dizer: " Nós apoiamos o crescimento de Itabuna. Nós temos solução, o que falta é compromisso maior". Rose quer ser é vereadora.

Pastor Apolônio, acaba de lançar um livro denominado: Apolônio, o multiplicador. A autoria do livro ficou com Samuel Mattos e Apolônio Brito, O pastor tem mais de 84 anos de idade e continua firme na evangelização do povo de Itabuna.

Este caminhão passava perto do Frigorifico Samary, próximo do Jardim do O, em Itabuna, cheio de ossos de boi. O odor infestava a cidade. As pessoas faziam de tudo para ficar longe do veículo cheio de ossada e podre.Cenas da Cidade.

O jovem empresário, Newton Hisozaki, simpático e competente, é o diretor da Casa do Japonês, localizada na Avenida Inácio Tosta Filho, em Itabuna. A casa do Japotês possui todos os equipamentos necessários ao homem da fazenda, do campo, da roça. Isto sim é um sorriso de sucesso.

Amélia Carvalho, a competente e simpatica gerente da Casa do Japonês, sabe que a arte de bem servir e atender bem ao cliente, produz frutos magnificos em vendas. Amélia é uma excelente gerente: participativa, atenciosa e dinâmica.

Expedita Maciel Viana, escritora, com a oftalmologista Solange Cunha do Hospital Day Horc. Felizes coma chegada da primavera.

O escritor e jornalista João Batista de Paula, o Battisti Bulcão, autografando livros de sua autoria para o empresário itabunense: José Henrique Midlej e Paulo Costa.

Expedita Maciel, os empresários Paulo Costa, yes, nô, e José Henrique Midlej, com o escritor e jornalista João de Paula autografando livros A bela Face do Mal e Flores para um mundo melhor, no Shopping Jequitiba Plaza Center.
O empresário da Loterias do Shopping, Marcos Magalhães com sua herdeira Sophia Lacerda Morais, de 6 anos, estudante do colégio Sagrado Coração. A mãe de Sophia, a sra. Sandra Lacerda, está muito feliz com o enriquecimento cultural da pequena princesa. Parabéns.

A vendedora e balconista da farmacia bompreço, no shopping Jequitiba, em Itabuna. Ela está toda contente com o livro de humor e de auto ajuda de João de Paula.

O jovem empresário itabunense, Dudu Nobre, construindo em Itabuna e região, com a empresa Bahia Grande. Um verdadeiro sucesso em construções.

Os radialistas da Radio Difusora do Sul da Bahia, programa Show de Negócios, Ivan Morais e Wagner, com Expedita Maciel e a promotora de vendas Morama Carneiro. Eles e Elas foram agraciados com mini ikebanas, na casa dos escritores Expedita e João de Paula, na última sexta-feira, dia 30, na Campanha do Muito Obrigado. É só alegria. 

Jornalista, Poeta e Escritor João Batista de Paula  e Expedita Maciel, escritora e funcionária pública estadual, receberam os amigos radialistas em seu apartamento, para comemorar o sucesso das campanhas Muito Obrigado e Compaixão Animal deflagradas em Itabuna.
Os radialistas Ivan Morais e Wagner, com a promotora de vendas Morama Carneiro e o poeta Wagner Albertsson, no apartamento do casal: João de Paula e Expedita na campanha " A arte da flor para um mundo melhor".

A bondade é como a flor: fica bem em qualquer lugar. Se a pessoa fizer o próximo sofrer, ela própria sofrerá; se fizer o próximo feliz, ela própria será feliz.

O jovem empresário itabunense, Maico, está investindo numa pequena empresa no bairro São Caetano. Trata-se de mais um frigorifico, além de comercializar frango assado e outros alimentos para a degustação do homem. É a pequena e microempresa crescendo em Itabuna. Boa Sorte Maico. 

A Polícia Militar de Itabuna está atuante com ronda policial pelos bairros. A Polícia Montada é um grande exemplo. A presença policial nas ruas das comunidades tem inibido a onda de criminalidade. É importante essa policia "montada" comunitaria. Cenas da Cidade. Estes policiais passavem defronte a sede do DNIT, no São Caetano, caminhando rumo ao Conjunto BNH, próximo da Prefeitura de Itabuna.

Ana Paula Souza Santos, agente de saúde, com sua irmã Jocelene Souza, esposa do vigilante da Prefeitura de Itabuna, José Wildes. A família toda feliz. José Wildes, entrou de férias no último dia 30 de setembro, para ficar vigilante com a chegada do seu herdeiro: o principe José Miguel. A esposa de Wildes, a jovem Jocelene Souza, estava para ter o bebe . A cunhada Ana Paula Souza Santos, que trabalha na Vigilancia Epidemiologica da Prefeitura no combate à dengue tem sido a Tia coruja. É só felicidade com o período natalino.

Dona Lizete Maria da Conceição, microempresária de Itabuna, com barraca de lanches localizada defronte o Dnit de Itabuna, comemorando 12 anos de atividades. Ela disse que viveu anos em Uruçuca e Buerarema. Ela vive hoje em Itabuna com sua barraca de lanches onde tem clientes fiéis. "É tudo de bom", diz dona Lizete.

Clovisnaldo Argolo, ex funcionário da Prefeitura Municipal de Itabuna, poeta, é o candidato a presidente do
Clube do Poeta do Sul da Bahia, para suceder o poeta e jornalista Adeildo Marques.O jornalista e escritor João Batista de Paula foi convidado para ser  Diretor- Relações Públicas da entidade.  

Clovisnaldo é amigo de Expedita Maciel, escritora e funcionária do Detran, em Itabuna.

Expedita Masciel com o amigo empresário Paulo Costa, das lojas Colcci
 e Yes, no.
Expedita, Paulo Costa e José Henrique Midlej. Os itabunenses que são multiplicadores da economia e do bem-estar para todos.

Os empresarios itabunense, bem sucedidos, Paulo Costa e José Henrique Midlej.

Jornalista João de Paula autografando livro de sua autoria para o empresário José Henrique Midlej. É só sucesso.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Primeiro curso de Ikebana Sanguetsu para o povo de Itabuna



Em Itabuna mais de cem pessoas participaram da aula inaugural do curso de Ikebana

Expedita Maciel Viana com sua amiga médica Solange Cunha do Day Horc de Itabuna.

 
A aula inaugural do curso de Ikebana Sanguetsu reuniu mais de cem participantes do Sul da Bahia, na última quarta-feira, dia 28 de setembro, em Itabuna, na Igreja Messianica Mundial do Brasil, no bairro Jardim Vitória. O curso de arranjos florais in natura está sendo  ministrado pelo professor  Sidnei Gomes Sposito, com 20 anos de experiência na arte, contando com o apoio da ministra Patrícia Leal.
Empresários, jornalistas, advogados e professores estiveram presentes na sede da Igreja Messianica  Mundial do Brasil participando da aula inaugural. O casal de escritores, João Batista de Paula e Expedita Maciel Viana, por exemplo, autores do livro “ Flores para um mundo melhor” participou do evento como felicitações a chegada da primavera. Segundo João de Paula, escritor e jornalista, a beleza da ikebana eleva o nosso sentimento e espírito de gratidão. Ele vai participar dos três módulos da Sanguetsu ( San – Montanha. Guetsu – Lua)
A ministra da Igreja Messianica de Itabuna, Patrícia Oliveira Leal disse que está muito satisfeita com a participação da comunidade regional, na vivencia com a flor por que  gera um bem estar para todos, trabalhando com a energia vital da natureza e das pessoas. Vale ressaltar que é a primeira vez que o curso de Ikebana está sendo realizado em Itabuna, capacitando os participantes para serem novos professores.
“ Trata-se da elevação da espiritualidade por meio da flor”, frisou o professor Sidnei Gomes.
Módulos do Curso
A próxima aula está agendada para acontecer no dia 28 de outubro. O curso Ikebana Sanguetsu  abrange três modolos: Moribana-  É a forma de arranjo vivificada em suiban(  vasos rasos e de boca larga  ; Nagueire- Trata-se da forma de arranjos na qual galhos e flores são vivificados em vasos ( jarros e potes) altos e de boca estreita, inclinados como se estivesem ao sabor do vento. Nagueire significa arranjar com graciosidade, cuidando para que a forma fique bonita e leve, como se estivesse flutuando ; e Módulo Jiyûka-É como são chamadas as ikebanas modernas que tendem à originalidade, estilo livre.   
No Brasil
O Professor de Ikebana informou que no Brasil  mais de 6 mil alunos participaram do curso de Ikebana . “ Somos a maior Escola de Ikebana do Brasil”, comentou. Acrescentando que nos últimos 20 anos, o Curso de Ikebana Sanguetsu, registrou  5 milhões e seiscentos mil pessoas que trabalharam, participaram de vivencia da flor. “ Nossa meta é alcançar o maior número de pessoas, dentro da filosofia: onde quer que haja pessoas, haja também flores”.
A Ikebana ensina que a flor se aproxima muito do ser humano em sua anologia e características, em sua energia vital. O fundamental é trabalhar o equilíbrio e a harmonia da pessoa.
MURAL DE FOTOS
Centenas de pessoas estiveram em Itabuna participando da aula inaugural do curso de Ikebana, que vai prosseguir nos meses de outubro e novembro. Veja a felicidade de todos  preparando Ikebana para um mundo melhor.  


Ikebana Jiyûka- É como são chamadas as Ikebanas modernas, estilo livre.



Professora e Diretora da Unidade da Kumon de Itabuna, Andréia Sousa Nascimento, feliz com os arranjos florais.



com a jornalista e administradora de empresa, Janete Assis; e Maria do Carmo.



Centenas de pessoas lotaram a Nave da Igreja durante o Curso de Arranjos Florais.



Jovenina Pereira Monteiro Silva, há anos cuida do Belo na Igreja Messiânica. Nina como é conhecida adora fazer arranjos.



Professora Erotilde, a escritora Expedita Maciel e o Jornalista e escritor João de Paula, atentos as explicações do professor Sidinei Gomes Sposito pela beleza e o equilibrio dos arranjos florais.


Joselene Silva Santos feliz com as graças dos arranjos e do Jornalista João Batista de Paula.


João de Paula medindo o espaço de uma rosa para outra com os dedos indicador e polegar. Dedos que valem ouro.



João de Paula, o Battisti Bulcão, com as rosas para fazer a Ikebana.


Expedita Maciel Viana contemplando  os arranjos florais que vão ser  montados durante a aula.


Joselene, Expedita e João de Paula na mesa de arranjos durante o curso de Ikebana, na Igreja Messianica Mundial do Brasil, em Itabuna.


Em cada mesa: quatro pessoas e quatro arranjos naturias.


Professor do curso de Ikebana, há mais de 20 anos, Sidnei Gomes Sposito, observando Expedita Maciel Viana, escritora e funcionária pública estadual, preparando sua Ikebana.


Professor Sidnei Gomes Sposito orientando a posição das flores nos vasos para gerar equilibrio e armonia.


Todo mundo ficou mais feliz com as flores e a possibilidade de ser professor de ikebana.


Expedita Maciel Viana, escritora, esposa do Jornalista e Escritor João de Paula, amou as flores e os arranjos de um modo geral.


Andréia Sousa Nascimento ficou com quatro colegas e amou a participação de todas na preparação dos arranjos.


A senhora Lindalva Navarro Aquino, uma das pioneiras da Igreja Messianica, com a empresária Verona Silva Margalho.


Jornalista e Escritor João Batista de Paula, o Battisti Bulcão, autor do Livro: Flores para um mundo melhor.


João de Paula disse que não é formiga, nem abelha, nem beija-flor; mas, adora a beleza das flores.


Expedita viveu a primavera e foi de blusa também florida em homenagem a estação mais bela do ano.


Sidnei Gomes spolito declarou que a energia vital não é estática, muda de acordo com nosso dia -a-dia.


Janete Assis e Maria do Carmo são dedicantes fiéis da Messianica


As amigas de viagens ao Solo Sagrado de São Paulo: Expedita Maciel e Verona Silva Margalho, respectivamente, Detran de Itabuna e Nossa Papelaria.


Advogada e empresária Maria Dayse Modesto Campelo brilhou com os arranjos florais. 


A equipe de João Batista de Paula:Erotilde de Carvalho( Funcionária Pública Federal), Expedita Maciel ( Escritora), Joselene Silva Santos ( Empresária), João de Paula ( Escritor e Jornalista); e a amiga  Lindalva Navarro Aquino.



Erotilde, Expedita, Joselene, João Batista de Paula, o quarteto da Ikebana Sanguetsu.